Upa de castanhal recebe novos equipamentos e melhora atendimento

Em encontro simples ocorrido na manhã desta sexta-feira 4, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castanhal recebeu novos equipamentos para serem usados no atendimento de milhares de pessoas que todos os meses procuram aquela unidade em busca de socorro médico.

Os equipamentos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Hélio Leite, que disse não estar fazendo “nada mais que minha obrigação, de ajudar o povo de minha cidade”.

Na ocasião, o parlamentar castanhalense, recebendo pedido do prefeito Pedro Coelho Filho, prometeu se empenhar em trazer mais recursos para a UPA de Castanhal. Dessa vez para reformar o prédio que, apesar de ter apenas quatro anos de vida, já se encontra bastante deteriorado em função da má qualidade da obra, assim como do material utilizado.

“Essa ajuda é muito importante não apenas para nós, daqui de Castanhal, mas também para milhares de pessoas que residem em dezenas de município próximos a Castanhal, que vêm à nossa cidade em busca de atendimento médico. Temos que avançar e, com essa força do deputado Hélio Leite, conseguiremos nosso objetivo, quer é o de poder oferecer um atendimento cada vez melhor a todas essas pessoas”, afirmou o Prefeito de Castanhal.

Francisco Xavier, diretor da UPA, disse que dentre os equipamentos recebidos estão aparelhos de secreção, ventilador pulmonar e oxímetro de pulso. Que são utilizados diariamente. “Os que tínhamos já estavam desgastados, o que gerava insegurança na prestação de um serviço de qualidade. Mas agora vamos superar o problema, e o risco de um paciente ir a óbito já é bem menor”, explicou Xavier.

A UPA de Castanhal atende em média 400 pessoas por dia. Ano passado foram registrados mais de 73 mil atendimentos. Número que neste ano deverá ser superado.

Fonte:ASCOM-PMC.
FOTOS: WANDERLEY SOUZA-ASCOM.