Castanhal se mobiliza em solidariedade para ajudar o município de Paragominas

Um sentimento de solidariedade vem mobilizando pessoas, comunidades e instituições em vários municípios paraenses em apoio aos afetados pela enchente que atingiu mais de 300 famílias no município de Paragominas, deixando mortos e desabrigados.

Em Castanhal, a Prefeitura mobilizou as secretarias municipais, que por sua vez foram levando a corrente do bem a unidades de atendimento, instituições parceiras e a toda a comunidade.

As Secretarias de Indústria, Comércio e Serviços – SEMICS, Secretaria de Educação – SEMED e Fundação Cultural de Castanhal – FUNCAST, ficaram responsáveis por fazer a arrecadação dos materiais.

Nas escolas municipais estudantes, professores e servidores da zona urbana e da zona rural se reuniram para ajudar e muitas doações foram arrecadadas. “Foi um trabalho conjunto entre Semed e escolas que resultou em uma ação solidária muito bonita, mostrando que nossas crianças entendem a necessidade de ajudar o próximo”, disse o Secretário de Educação, Prof. Adriano Silva.

Vários artistas castanhalenses se mobilizaram para arrecadar roupas, colchonetes, toalhas e fraldas descartáveis que pudessem minimizar a perda sofrida pelas famílias. “A solidariedade dos artistas castanhalenses foi muito nobre. Fico grata de saber que podemos contar com eles”, disse Elane Gadelha, Superintendente da FUNCAST.

Vários empresários de Castanhal também se mobilizaram em prol de Paragominas e doaram alimentos e utensílios domésticos. Roupas, colchões, sapatos e alimentos estão passando por uma triagem na SEMICS, que coordena o envio das doações para Paragominas. Uma remessa foi enviada esta semana, e outra deverá sair até sexta-feira, levando mais solidariedade e esperança para quem perdeu tudo. “Agradecemos a todas as pessoas que estão acreditando e fazendo doações para ajudar Paragominas”, disse Fátima Mariano, Secretária de Indústria, Comércio e Serviços.

Texto: Etiene Andrade/ Eliene Souza

Fotos:Wanderley Souza-Ascom.