Castanhal foi selecionado por ganhar destaque pelo desempenho exitoso em produções realizadas pelo projeto TV CRAS, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em 4 centros de referência, que desenvolvem conteúdos baseados também em discussões do projeto Maleta Juventudes, do Canal Futura, promovendo maior inclusão e empoderamento social dos adolescentes.
O castanhalense Lucas Fernandes é um dos primeiros integrantes do projeto TV CRAS, do bairro Jaderlândia, idealizado pelo Educador. Luiz Tavares.
A equipe está muito orgulhosa pela seleção de Castanhal neste evento, representando o Norte do Brasil na primeira Webinar Juventudes on-line, organizada pelo Canal TV Futura, sexta-feira, 19, às 16hs. Junto com mais 9 internautas de vários Estados, discorrendo sobre o tema “Mobilização em tempos de pandemia”.
“O jovem é fruto de um dos Serviços da Semas, um dos que se destacaram na execução do projeto e representa a coletividade dos jovens que participaram e participam do serviço. Hoje é estudante universitário e servidor público na própria unidade que iniciou como participante do serviço de convivência, o qual visa o desenvolvimento social da família, pois pessoas precisam de oportunidades, declarou a Secretária de Assistência Social, Elyrose Abreu.
O TV CRAS é impulsionado pelo projeto MALETA JUVENTUDES, uma iniciativa do Futura em parceria com jovens de todo o país, consultores e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). Que acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A proposta procura valorizar trajetórias pessoais, projetos de vida e a promoção social das juventudes, reforçando políticas públicas para garantia de direitos fundamentais dos jovens. As linguagens expressivas – o audiovisual, a música, o teatro, a dança, as artes, além de jogos educativos – são elementos fundamentais para a construção deste debate.