Milhares de fieis particpam do 92º Círio de Macapazinho

2489

No domingo (04), mais de três mil pessoas participaram da 92ª edição do círio da centenária Agrovila de Macapazinho que tem de início um percurso fluvial pelo rio Apeú (a partir da agrovila de Boa Vista), ao chegar na agrovila inicia-se o percurso terrestre que finaliza com a celebração da missa campal que este ano foi presidida pelo Padre Elias que é de Castanhal e atualmente reside em Mocooca-SP.

Além da beleza da devoção dos fiéis católicos, um dos momentos mais aguardados é a troca do manto da Virgem que desde 1978 é confeccionado pela professora Graça Wanzeler.

A romaria em louvor a Nossa Senhora de Nazaré teve início a partir de uma promessa de um náufrago, o músico Emílio do Rosário e hoje se tornou numa das mais devotadas romarias de Castanhal.

“Estamos comemorando a 92ª círio de Macapazinho um lugar mais antigo do que o próprio município. Aqui temos uma mostra da fé do povo paraense, da sua esperança por uma vida melhor, de amor ao próximo, como nos ensina a Mãe de Jesus”, afirmou o prefeito Pedro Coelho Filho que estava na acompanhado pela primeira dama Rosângela Mota.

A agrovila de Macapazinho foi criada seis anos após a assinatura da Lei Áurea, “na nossa agrovila moravam centenas de negros e índios, boa parte refugiados para escapar da perseguição dos revolucionários e foram esses negros e índios responsáveis pelo crescimento de nossa agrovila”, conta um dos mais antigos moradores da agrovila.
Fonte: ASCOM-PMC.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.