Prefeito Pedro Coelho Filho participa da formatura dos estudantes do Projovem urbano

Muita ansiedade! Era assim que demonstrava os olhos dos 72 jovens formandos do Projovem Urbano, que na noite de quinta-feira (29), encerraram com êxito essa etapa de suas vidas. A formatura, que foi realizada na Câmara Municipal, contou com a presença do Prefeito Pedro Coelho Filho e da Primeira Dama Rosângela Mota, além do Secretário de Educação Adriano Silva e da Presidente da Câmara de Vereadores, Luciana Castanheira.

O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Educação, criado em 2007. Em Castanhal, o Projovem Urbano foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. O programa visa à formação integral do jovem entre 18 e 29 anos que não concluiu o ensino fundamental, para inseri-lo no mercado de trabalho e possibilitar a ele o exercício da cidadania. O curso representa um novo paradigma de educação, articulando conclusão do Ensino Fundamental, Qualificação Profissional Inicial e experiência de Participação Cidadã e, atualmente, é compreendido como uma modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

Os 72 formandos do Projovem Urbano de Castanhal, Núcleo da Escola Raimunda Maia de Carvalho foram certificados no nível de Ensino Fundamental da Educação Básica, Qualificação Profissional no Arco Ocupacional de “Auxiliar Administrativo” e Formação em Participação Cidadã.

Segundo o Coordenador do Projovem Urbano de Castanhal, Ezivandro Santos, estes jovens passaram por muitos desafios para conseguir a formação. “Hoje é um dia de celebrar, sobretudo o esforço desses jovens. Eles enfrentaram muitas dificuldades para estar aqui hoje”, disse.

Camila Nunes, oradora da turma, disse estar muito feliz por representar os formandos nesse momento importante na vida de cada um. “Foi uma vitória muito grande, porque foram muitas barreiras que enfrentamos, mas esta foi apenas uma batalha vencida, agora virão outras”, contou.

O Secretário de Educação, Adriano Silva, ressaltou que o Projovem Urbano significa, talvez, a única oportunidade que estes jovens teriam de uma formação mais sólida. “Estes são jovens perseverantes, pois de uma turma de mais de cem alunos, estes 72 estão dando um novo rumo na vida deles”, disse o Secretário.

O Prefeito Pedro Coelho Filho falou da importância do Governo Municipal em investir na formação dos jovens. “Muitas vezes o jovem deixa de conseguir um emprego por falta de formação profissional, então, o Projovem Urbano, além de propiciar a conclusão do ensino fundamental, ainda oferece qualificação profissional e isso é muito importante na vida dos nossos jovens”, finalizou o Prefeito.

Por Eliene Souza
Ascom – SEMED

Fotos: Wanderley Souza -Ascom.