Prefeitura de Castanhal apóia a lV Feira do Produtor Rural na Agrovila Castelo Branco

Na noite de quinta-feira, 20, aconteceu a abertura da IV Edição da Feira do Produtor Rural na Agrovila Castelo Branco. O evento tem como colaboradores, a Prefeitura Municipal de Castanhal, ASAC (Associação dos sons automotivos de Castanhal), ASMIPRO (Associação do Produtor Rural da Agrovila de Castelo Branco), Emater e Secretária de Agricultura. Estiveram presentes no evento, o Prefeito Pedro Coelho, Filho, o Chefe de Gabinete, Paulo Henrique, o Vice-Prefeito, Landry Adelino, Pastores evangélicos e o Vereador Edivan Damasceno que é um dos incentivadores da Feira e representante da agrovila. A noite contou com várias apresentações ministeriais e a Banda de Forró Resgate.

A Prefeitura de Castanhal, através  da SEMADA, montou no espaço de realização  do evento duas hortas, uma totalmente orgânica e a outra é para pequenos espaços, sendo a segunda ideal para ter em residências e em espaços reduzidos, a qual tem como suportes feitos de materiais recicláveis.
Reginaldo de Sousa, que é morador da referida Agrovila, expressou sua satisfação ao ver a grandiosidade do evento. “Esta feira tem uma enorme relevância para nós que somos moradores dessa região, pois através deste evento temos a oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho e também receber suporte por parte da Prefeitura. Não existe cidade sem campo, temos um papel significante na economia  do município, então percebemos a preocupação que a atual gestão tem em nos dar suporte para ajudar no nosso crescimento”, disse.
Na oportunidade várias autoridades eclesiásticas se pronunciaram e agradeceram os idealizadores do evento.
O Agrônomo da Secretaria de Agricultura, Francisco Carlos, falou sobre a finalidade da exposição das hortas na Feira. “Nosso objetivo é fortalecer a agricultura orgânica na região e consequentemente o município, pois sabemos o quanto faz bem à saúde os produtos orgânicos. Estamos com alguns técnicos agrícolas aqui para justamente esclarecer dúvidas e passar técnicas importantes”, ressaltou o Agrônomo da SEMADA.
A programação  acontecerá até o próximo domingo, 23 de julho e durante esses três dias contará com a escolha da garota rural, cavalgada, corrida de moto, apresentações de bandas, dentre outras atividades.

A Superintendente  da Funcast, Elane Gadelha, ressaltou a importância  da Feira do Produtor Rural para o município. “Esse é um momento onde vários produtores rurais estão tendo a oportunidade de mostrar seus trabalhos e usufruir de um direito que se chama acesso a Cultura.A Fundação Cultural  de Castanhal proporciona esse momento maravilhoso onde mais uma vez estamos valorizando e dando oportunidade aos artistas locais sem onerar tanto os recursos públicos”, explicou a Superintendente da Funcast.

O Prefeito Pedro Coelho Filho, disse que o Governo de Todos valoriza e incentiva o fortalecimento  da agricultura em Castanhal. “Além de tudo isso que estamos proporcionando para esta Agrovila, desde o início  do mandato temos dado suporte  para os produtores desta região, como por exemplo o Projeto de fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca que é um dos fortes desta região. Já conseguimos viabilizar  para esta localidade  até o presente momento 200 tarefas de roça além da assistência  que temos prestado através das máquinas agrícolas para o preparo de áreas, o que facilita bastante a vida do pequeno produtor rural. Com relação aos 3 dias de evento é também uma forma de incentivar as atividades  do homem do campo, além de garantir  o acesso à cultura para os mesmos”, finalizou o Prefeito  Pedro Coelho Filho.
Por Nathalia Lann-Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.