Prefeitura de Castanhal realiza abertura da Campanha Outubro Rosa

A campanha de prevenção à saúde da mulher aconteceu nesta terça-feira (08), na praça do conjunto Fonte Boa.

Um grande número de mulheres aproveitou a oportunidade para realizar exames como: PCCU, testes rápidos como glicemia e tipagem, exame da mama, entre outros. Além disso, vários serviços de beleza foram disponibilizados.

O prefeito Pedro Coelho; a chefe de gabinete, Carmen Quadros; a secretária Municipal de saúde, Carla Lima e equipe de saúde estiveram presentes na abertura.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo do útero, que atinge muitas paraenses.
A coordenadora de Saúde da Mulher da secretaria Municipal de saúde, Camila Leite, informou que a campanha segue em todas as unidades de saúde.

“Não podemos descuidar da saúde. O nosso trabalho de conscientização acontece durante todo o ano, por ocasião do Outubro Rosa é que ela se intensifica”, explicou.
A Secretária Municipal de Saúde, Carla Lima, fez um alerta para que as mulheres possam fazer o autoexame da mama e o acompanhamento regular do PCCU.

“Em nosso Estado o índice de câncer de colo do últero ainda é grande e quanto mais cedo ele for diagnosticado será melhor para o tratamento”, enfatizou.

O Prefeito Pedro Coelho, parabenizou pela organização e pediu para que as mulheres busquem as unidades de saúde e o engajamento também dos Homens na campanha de prevenção ao câncer. “Sabemos que as mulheres são as mais afetadas pelo câncer de mama, mas também existem casos em que homens são acometidos pela doença, por isso o alerta vai para todos”, disse.

A programação de abertura da campanha Outubro Rosa foi realizada pela secretaria municipal de saúde, em conjunto com a Semob, Infra, Semas e os parceiros Sesc, Mary Kay, Espaço Vida e Faculdade Estácio. No encerramento teve a apresentação das alunas da academia de saúde, com aulão de ritmos comandado pela instrutora BiBi.
Fotos: Ascom- PMC.