Prefeitura lança campanha Setembro vermelho, de prevenção às doenças cardiovasculares

O Prefeito Pedro Coelho Filho, participou da abertura da campanha, nesta terça-feira (10), na academia de saúde do bairro Novo Estrela.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do núcleo de doenças crônicas, e escolheu Setembro por se tratar do mês em que celebra o dia mundial do coração (29/09).

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde as doenças cardíacas causam a morte de 43% da população. O objetivo da campanha é prevenir e orientar a população sobre possíveis problemas como infarto, acidente vascular cerebral e outras complicações cardiovasculares.

Na abertura do Setembro vermelho, houve aulão de ritmos, orientação de saúde à comunidade e um café saudável.
Estiveram presentes a chefe de gabinete, Carmen Quadros; a secretária de saúde interina, Yêda Carvalho; a enfermeira, Márcia Carvalho e a coordenadora de doenças crônicas, Luane Braga.

A dona de casa Marlize Barbosa é uma das pessoas que participam do programa. Ela conta que começou a fumar aos 16 anos e o vício lhe causou sérios problemas de saúde. Ela fez o tratamento anti-tabagismo no posto do Ianetama. “As pessoas também podem se tratar e voltar a ter uma vida saudável assim como eu”, aconselhou a ex-fumante, emocionada.

A programação se estende durante este mês nas unidades de saúde da zona urbana e rural, e vai disponibilizar palestras sobre nutrição, orientação e tratamento do tabagismo, cuidados com a hipertensão, diabetes e obesidade.
“Nosso foco é fazer um alerta as doenças cardiovasculares, e resgatar a população para as atividades físicas, cuidando mais de sua saúde”, explicou a coordenadora do programa, Luane Braga.

Yêda Carvalho, secretária interina de saúde, alerta que previnir agora é preparar o corpo para o amanhã. “A participação da população é importante, para que no futuro tenhamos menos problemas de saúde e unidades superlotadas por pessoas com problemas de coração”, disse.
“Um evento como este é importante porque estimula o povo a participar.
O Setembro vermelho serve para isso, conscientizar e orientar as pessoas para as práticas saudáveis. Esperamos que toda comunidade participe e pratique exercícios”, finalizou o prefeito Pedro Coelho Filho.

FONTE: ASCOM-PMC.
FOTOS: ASCOM-PMC.