SEMMA encerra Semana do Meio Ambiente e recebe benefícios do governo do Estado

Na manhã  de sexta-feira, 9, aconteceu no auditório do IFPA a cerimônia de  encerramento da Semana do Meio ambiente, que teve início no último dia 5. O evento contou com palestras sobre gerenciamento de resíduos sólidos, Proposta de Consórcio Intermunicipal e o Programa Municípios Verdes. O encerramento foi marcado pela entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) a 22  Produtores da Comunidade 05 de Outubro. O Cadastro Ambiental Rural é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

De acordo com a Presidente da Associação dos Produtores Rurais Familiares da Comunidade 05 de Outubro, o cadastro era um sonho que foi realizado pela atual administração. “Estou muito feliz porque há anos estávamos lutando  para conseguir essa documentação e agora com empenho da SEMMA conseguimos dar essa passo importante. A partir de agora teremos a oportunidade de conseguir vários benefícios do Governo Federal e isso é maravilhoso para todos nós agricultores”, afirmou a Produtora Meire Miranda.

Castanhal além de trabalhar a “agenda rural”, está cumprindo com os desafios na área urbana na questão dos resíduos  sólidos, limpezas e poluição sonora.”O Município de Castanhal nos traz muita alegria ao aderir o Programa, que fez a adesão no Comitê Gestor que aconteceu em Paragominas e agora estamos aqui no encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente. Percebemos a equipe municipal totalmente motivada, por isso daremos todo apoio necessário para que Castanhal avance com esse projeto”, ressaltou, Justiniano Neto, Secretário  Extraordinário do Projeto Municípios  Verdes.

Segundo o Secretário  Estadual de Meio Ambiente, Luiz  Fernandes Rocha, Castanhal não tem medido esforços para atingir todas as metas do Programa Municípios Verdes. “Estamos lutando juntamente com Castanhal para agilizar os procedimentos que possibilitará a criação do Parque Ambiental, onde vamos estruturar o local e doar uma caminhonete 0 km ao município, para que continue realizando atividades voltadas ao meio ambiente”, afirmou Rocha.
Durante o evento foram discutidos vários assuntos relacionados  ao Programa “Arborize Castanhal”, que também é uma das metas a ser alcançada. “Uma das nossas prioridades é a questão ambiental, pois é indiscutível  a importância desse tema nos dias de hoje.
Temos trabalhado bastante para cumprir com as metas do Programa Municípios  Verdes, para que possamos de fato morar numa cidade que demonstra cuidado com a natureza. Hoje estamos encerrando a Programação da Semana do Meio Ambiente, porém os trabalhos nesse sentido continuam. Queremos que cada morador faça sua parte e tenha consciência da importância do meio ambiente”, finalizou o Prefeito Pedro Coelho Filho.

Por Nathalia Lann -Ascom
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.

Por Nathalia Lann -Ascom
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.