Apeú comemora aniversário de 134 anos com 3 dias de serviços gratuitos e programação cultural

A Prefeitura de Castanhal, através da Fundação Cultural de Castanhal (FUNCAST), realiza o aniversário dos 134 anos do Distrito do Apeú. A “Vila Centenária” surgiu com a construção da Estrada de Ferro Belém – Bragança e hoje é considerada vila distrital da cidade de Castanhal. O Distrito que atualmente possui população de aproximadamente 12.000 habitantes, recebeu este ano 3 dias de programação para celebrar os 134 anos.

Como parte das atividades previstas, na última segunda-feira, 3, foram plantadas 120 mudas de açaí no perímetro da ciclovia do Apéu até a BR 316 e até sábado serão plantadas mais 200 mudas das espécies Ingá, Andiroba e Andira-uxi, nas vias e nas margens do rio Apeú, totalizando 400 mudas.
Na manhã de quarta-feira, 6, a Prefeitura de Castanhal, através de parcerias, ofereceu serviços gratuitos como: Coletas do PCCU, Consulta odontológica, orientação Jurídica, corte de cabelo, emissão de documentos e do Cartão SIM, dentre outras atividades.
Maria Lima, que é moradora do Distrito Apeú, agradeceu a administração municipal pela iniciativa. “Esse é um momento muito importante para todos nós que fazemos parte dessa história. Os serviços que estão disponíveis aqui vieram em um ótimo momento, então só temos a agradecer. É muito bom perceber que não estamos abandonados pelo Poder Público, isso nos dá mais orgulho ainda”, ressaltou a moradora.

Muitas pessoas estiveram usufruindo dos serviços oferecidos durante a ação. O Secretário de Saúde Silvan Silva, disse que os moradores do Apeú tem tem muito o que comemorar, principalmente pela importante história do Distrito e pela conquista que já recebeu nesses quase 7 meses de Governo da atual gestão. “Logo no primeiro mês tivemos a alegria de entregar uma ambulância, a qual hoje atende os moradores daqui. Agora o posto médico atende todos os dias, 12 horas por dia, e ainda temos muitos projetos para executar que irão beneficiar as pessoas dessa Vila que tem um enorme significado para o nosso município”, disse o Secretário de Saúde.
A programação contou com várias atrações culturais,esportivas, banda gospel (católica e evangélica), shows com artistas locais, Yarla e Banda, Banda Mega Estilo, Rony Costa, Jaafa Reagge.
O cantor Rony Costa, elogiou a iniciativa da Prefeitura de valorizar os artista da Vila do Apeú. “É maravilhoso participar desta festa do aniversário desse Distrito tão importante na história de Castanhal e melhor ainda é perceber a valorização dos talentos locais que estão tendo a possibilidade de mostrar seu trabalho. A Prefeitura está de parabéns”, ressaltou o Cantor.

A Superintendente da FUNCAST, Elane Gadelha, disse que tudo foi pensado com muito carinho para os moradores. “Pensamos em contemplar a população daqui não só com a questão cultural, mas também com alguns serviços que viessem a contribuir de alguma forma na vida dessas pessoas. Nosso intuito foi de fazer algo bem especial nesses 3 dias de comemoração”, ressaltou a Superintendente da Fundação Cultural de Castanhal. Além das bandas locais houve apresentação de grupos de dança do CRAS/APEU que valorizou o Carimbó.

O Prefeito Pedro Coelho filho, acompanhado da Primeira Dama, Rosângela Mota, prestigiou a programação e disse que muitos serviços de infraestrutura beneficiarão os moradores da “Vila Centenária”. “Desde o início temos trabalhado intensamente para melhorar cada vez mais esse Distrito que muito contribuiu e ainda contribue para o desenvolvimento de Castanhal. Demos um reforço na questão da saúde e meio ambiente, porém temos o objetivo de resolver o problema da falta de água. Com muita persistência vamos trabalhar para solucionar esse problema. Hoje é um momento de muita alegria para todos nós, afinal são 134 anos e desejo tudo de bom a todos os moradores do Apeú”, finalizou o Prefeito de Castanhal.

Por Nathalia lann –Ascom.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.