Casa de Cultura ganha equipamento de Acessibilidade

O elevador adquirido através de emenda parlamentar do ex. Deputado Federal Arnaldo Jordy, foi inaugurado na tarde de terça-feira,29, pelo Prefeito Pedro Coelho Filho o ex. Deputado Jordy e a Secretária Municipal de Cultura, Elane Gadelha.
O equipamento garante que pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes, gestantes e outras pessoas, tenham acesso a parte superior do prédio, onde está localizado o auditório.

“Eu estou muito feliz em entregar no nosso governo um equipamento como este, que garante o acesso de todos aos espetáculos culturais aqui apresentados. Durante nossa gestão conseguimos grandes avanços na cultura. A principal delas foi transformar uma coordenadoria de cultura em secretaria, o que possibilitou a captação de recursos para serem aplicados em diversas áreas culturais. Quero agradecer ao Deputado Federal Arnaldo Jordy, por ter conseguido a emenda para construção do elevador e a todos os servidores da Secult, pelo empenho e dedicação”, disse o Prefeito Pedro Coelho Filho.

A Secretária Municipal de Cultura, Elane Gadelha, declarou que o equipamento contempla uma determinação da lei brasileira de inclusão. “Estamos cumprindo o que determina a Constituição Federal, que diz, que o acesso ao bem cultural é direito de todos, e inalienável. No qual todo espaço de cultura com capacidade superior a 60 lugares, deve possibilitar o acesso democrático à todo cidadão. Em Castanhal a Secult é o primeiro órgão público cultural a garantir esse direito”, frisou.

Em 2021 a Casa de Cultura de Castanhal completa 50 anos. Foi construída em 1971, no final da gestão do então Prefeito da época, Pedro Coelho da Mota. Pai do atual Prefeito Pedro Coelho Filho.

O deputado ex deputado federal Arnaldo Jordy, disse que o momento é histórico para o município. “Estamos fazendo história. Após 50 anos de construção, a Casa de Cultura de Castanhal ganha elevador de acessibilidade, um item obrigatório para equipamentos culturais. Atendendo uma solicitação do Prefeito Pedro Coelho Filho e da Secretária Elane, feito no final de 2018, e que agora estamos entregando a população de Castanhal”, concluiu.