Castanhal agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro e desponta como Cidade Pólo

3659

Mesmo sem praias, Castanhal tem maior número de empregos formais nos ramos da alimentação e hospedagem (fonte: Ipea)
O Mapa do Turismo do Pará passa a contar com 129 municípios distribuídos em seis regiões turísticas, quase o dobro do número de cidades que integravam a última edição do documento, de 2016. Em comparação ao ano passado, o estado inseriu 66 municípios no mapa. O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na última quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

A inclusão de Castanhal ao Mapa do Turismo Brasileiro é um feito inédito, onde recursos poderão ser destinados para alavancar o turismo local. “Castanhal é um dos municípios paraenses que mais cresce economicamente. Desenvolver o potencial turístico da cidade é meta da gestão municipal. Estar incluso no Mapa Turístico Brasileiro nos possibilita elaborar políticas públicas para o município voltadas ao desenvolvimento do Turismo como atividade econômica. Além da Captação de recursos via Ministério do Turismo”, explicou a Superintendente da Funcast, Elane Gadelha.

CATEGORIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PARÁ – De acordo com o novo mapa, 25 municípios estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Altamira, Belém, Bragança, Marabá, Santarém e Castanhal. Os demais 104 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Região Município Categoria
Amazônia Atlântica Abel Figueiredo E
Amazônia Atlântica Augusto Corrêa E
Amazônia Atlântica Bragança C
Amazônia Atlântica Bujaru D
Amazônia Atlântica CAPANEMA D
Amazônia Atlântica Capitão Poço D
Amazônia Atlântica Castanhal C
Amazônia Atlântica Colares D
Amazônia Atlântica Curuçá D
Amazônia Atlântica Dom Eliseu D
Amazônia Atlântica Garrafão do Norte D
Amazônia Atlântica Igarapé-Açu D
Amazônia Atlântica Ipixuna do Pará D
Amazônia Atlântica Irituia D
Confira a lista completa: http://www.turismo.gov.br/…/8149-par%C3%A1-acrescenta-66-mu…