Castanhal e 14 municípios discutem contigenciamento e atrasos de recursos do Governo Federal à Assistência Social

A reunião ocorreu em Castanhal, na manhã desta segunda-feira, 07, e foi provocada pela Prefeitura de Castanhal, através do Prefeito Pedro Coelho junto ao deputado Federal Hélio Leite. Representantes de 14 municípios ligados a assistência social, conselhos municipais e Conselho Regional de Serviço Social (NUCRESS -Castanhal) foram mobilizados e participaram do encontro, que contou ainda com a presença dos Prefeitos de Bragança, Raimundo Nonato e de São Francisco do Pará, Marcos César. A reunião teve como objetivo buscar soluções para o atraso e redução de recursos futuros, oriundos do governo Federal destinados à área da assistência social.

Com o contingenciamento, as ações da assistência social dos municípios ficarão comprometidas. “Estamos trabalhando no vermelho, nossas atividades correm risco, a política de assistência social não pode parar”, disse a secretária de assistência social, Elyrose Abreu.

O prefeito Pedro Coelho, após tomar ciência do problema, tem debatido e procurado criar soluções. “O apoio do deputado Hélio é fundamental. Neste momento temos de rever a situação, para que os serviços da assistência em nosso Município não parem”, disse.
O deputado Federal Hélio Leite, assumiu o compromisso de buscar soluções em Brasília. “Este problema é grave e afeta diretamente as pessoas mais vulneráveis socioeconomicamente. Vamos buscar reverter essa situação ainda esta semana e evitar que os programas sejam prejudicados”, afirmou.

Autoridades presentes elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Castanhal neste processo em prol da região e do Estado.