Castanhal participa da feira internacional de turismo da Amazônia

A abertura da FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia aconteceu nesta quinta-feira (21), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. O Prefeito Pedro Coelho Filho, acompanhado da Primeira Dama Rosângela Mota, do Vice-prefeito Landry Adelino e sua esposa Marta Nascimento participaram do evento, que contou com um estande mostrando o potencial turístico da Cidade Modelo.

Após a solenidade de abertura, o Presidente da Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA, Deputado Márcio Miranda, o Governador em Exercício, Zequinha Marinho e o Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Goes, acompanhados do Prefeito Pedro Coelho Filho, visitaram o estande de Castanhal, onde está exposto um dos símbolos da história do município, uma réplica do trem “Maria Fumaça”. Márcio Miranda disse que Castanhal está de parabéns por participar da FITA. “Despontar no cenário estadual e brasileiro como uma cidade de grande potencial turístico é de grande importância, pois todos estão vendo a tradição de cada município e Castanhal tem uma história linda como a “Maria Fumaça”, disse.
A FITA, que traz uma grande diversidade de apresentações culturais dos seis polos do turismo paraense, entre eles a Amazônia Atlântica, na qual Castanhal encontra-se incluído. O Ministério do Turismo divulgou um documento com a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, e Castanhal é um dos municípios que foi incluído nessa nova relação, despontando como cidade polo da região conhecida como Amazônia Atlântica. “Castanhal poderá captar recursos para alavancar o turismo local e desenvolver o potencial turístico é meta da gestão municipal”, explicou a Superintendente da FUNCAST, Elane Gadelha.

O estande de Castanhal foi um dos mais visitados e uma miniatura da “Maria Fumaça” chamou a atenção dos visitantes. Segundo o Prefeito Pedro Coelho Filho, Castanhal é uma cidade com muitos atrativos naturais, os balneários e os igarapés chamam a atenção de visitantes de outros municípios e Estados. “Fico feliz em ver Castanhal incluso no Mapa do Turismo Brasileiro, onde poderemos alavancar o setor turístico de nossa cidade, através de verbas federais. Nosso município tem um potencial turístico muito grande, não só pela gastronomia e outros setores, mas também através da “Maria Fumaça”, onde foi uma das poucas lembranças do que restou da antiga estrada de ferro Belém/Bragança, que marcou a vida de muitas famílias do nosso Estado”, finalizou o Prefeito.
Fonte: ASCOM-PMC
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.