Castanhal recebe mapeamento de áreas de risco da companhia de pesquisas de recursos minerais

Na manhã de quarta-feira (22), o Coordenador da Defesa Civil de Castanhal acompanhado de vários secretários municipais esteve em Belém para receber da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o mapeamento das áreas de risco do município.

O levantamento foi realizado há um ano e identifica os locais próximos a igarapés e que sofrem com a erosão e enchentes no período invernoso. Através desse diagnóstico do CPRM, a Defesa Civil poderá atuar de forma mais eficiente na solução de problemas ocasionados por fenômenos naturais. “Com esse estudo podemos redobrar nosso alerta. Outro avanço da Defesa Civil de Castanhal é que semana passada conseguimos incluir o município no cadastro do Ministério da Integração Nacional”, ressaltou Tenente Coronel Bastos.

O documento que orienta ações emergenciais para delimitação de áreas de risco em Castanhal também será importante para a atualização do Plano Diretor do Município que irá apontar de uma forma mais precisa locais inapropriados para construções e projetos de desenvolvimento urbano. A orientação foi dada ao próprio Secretário de Planejamento de Castanhal, Mozart da Mata, que acompanhou a entrega da pesquisa técnica junto com os Secretários de Habitação, Infraestrutura e Meio Ambiente.

O mapeamento respalda projetos como Minha Casa Minha Vida e até mesmo o licenciamento ambiental para algumas atividades específicas. “Temos agora um documento técnico que reforça nosso plano de ação previsto para o município. Com essas informações do CPRM não corremos o risco de cometer falhas na elaboração dos projetos que envolvam a questão ambiental”, esclareceu a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Lúcia Porpino.

Por Rivan Jatene – Ascom PMC
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.