CENTENAS DE BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA MARCARAM PRESENÇA À CHAMADA NUTRICIONAL DA SESMA

Quase 700 crianças beneficiadas pelo Bolsa Família responderam aos avisos da Chamada Nutricional dos beneficiários daquele programa do Governo Federal e compareceram, com suas mães ou responsáveis, entre dias os dias 20 e 22 deste mês, à Unidade Básica de Saúde do bairro Novo Estrela para que fossem submetidas ao exame biométrico e à verificação para saber se suas carteiras de vacinação estão atualizadas. O objetivo foi acompanhar o estado de saúde e nutrição dos beneficiários, condição para que os mesmos continuem recebendo o benefício.

Também fizeram parte dessa ação os responsáveis pelas crianças, grávidas que estão com seu pré-natal em dia, nutrizes com filhos de até seis meses com amamentação exclusiva e crianças até 6 anos com vacinação em dias. Quem não estava com suas carteiras vacinais em dia foram encaminhadas para fazer essa atualização. E só assim poder continuar tendo direito ao benefício.
Todos que foram à UBS do Novo Estrela residem nos conjuntos habitacionais Parque dos Castanhais, Parque dos Buritis e Ana Júlia, que são áreas descobertas por ainda não possuírem unidades municipais de saúde. Participaram dessa tarefa cidadã, os agentes comunitários de saúde Jedaías, Kleyton e Paulo Sérgio.

Responsável pela UBS do bairro, a enfermeira Nazaré Oliveira, disse que, no primeiro dia da chamada, poucas pessoas haviam comparecido. “Quase ninguém”, disse ela. Mas que nos dois dias seguinte a unidade lotou de gente nos dois horários, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h.

Muitas mães deixaram de ser atendidas porque não conseguiram obter as senhas de acesso. Mas nesse caso, a coordenadora de Promoção em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Cleide do Socorro, tranqüiliza os responsáveis lembrando que a Chamada Nutricional continua atendendo todos os que residem naqueles conjuntos habitacionais. Só que agora isso será feito no posto de saúde João Câncio Sampaio, que fica localizado na rua Cônego Leitão, defronte ao colégio Sagrado Coração de Jesus.

Fonte: SESMA-ASCOM