Comunidade Quilombola São Pedro recebe ações do Governo de Todos

Na manhã de sexta-feira, 28 de julho, o Prefeito Pedro Coelho Filho, acompanhado da Primeira Dama, Rosângela Mota, Secretários de Governo e representantes da Celpa, participaram da Ação Itinerante realizada pela SEMAS em parceria com as Secretarias de Saúde, Agricultura, Educação e Infraestrutura na Agrovila Remanescente Quilombola São Pedro. Os moradores da comunidade vem lutando junto a SEMAS pelo reconhecimento legal do territorial Quilombola, pois a partir dessa conquista a classe terá a oportunidade de gozar dos Direitos e benefícios garantidos por lei. A Secretaria de Assistência Social realizou o cadastramento de 49 famílias no CadÚnico, o qual possibilitará a análise das principais necessidades das famílias cadastradas e auxiliará o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas ao atendimento assistencial.
O Presidente da Associação de Moradores da Comunidade Quilombola São Pedro, Edson Feitosa, parabenizou o Governo de Todos pela iniciativa em levar ações de interesses aos moradores. “Em poucos meses de Governo já estamos percebendo a preocupação que a atual Gestão tem com a zona rural. Além do auxílio que estamos recebendo com relação ao reconhecimento do nosso território, hoje podemos contar com todas as formas de assistência social, coisa que antes não acontecia”, ressaltou o Representantes dos Quilombolas.
Também estiveram presentes na Comunidade São Pedro, a Vereadora e Presidente da Câmara, Luciana Castanheira, o Vereador Edivan Damasceno e representantes das secretarias acima mencionadas. Luciana Castanheira, disse que o Poder Legislativo fica feliz ao perceber que grandes inovações positivas estão acontecendo no município. “Esse tipo de trabalho é de fundamental importância para essa comunidade e nós como vereadores apoiamos todas as ações que tenham a finalidade de garantir o avanço e desenvolvimento do município, principalmente aos menos assistidos como acontecia aqui”, disse a Presidente da Câmara.
A comunidade recebeu atendimentos na área da saúde como; preventivos, consultas médicas, vacinação, atendimento odontológico e assistência por parte de profissionais da área social, além do serviço de iluminação pública que foi realizada.
O Secretário de Assistência Social, José Carvalho, falou sobre a importância desta atividade para a referida comunidade. “Pela Primeira vez esta Agrovila recebe de forma integrada todos esses serviços, isso representa igualdade e esperança de um futuro melhor, ainda mais quando envolve a questão racial. Lembrando que o objetivo da SEMAS é de justamente trazer nossos serviços a quem realmente precisa”, explicou o Secretário.

Na oportunidade integrantes de outras comunidades Quilombolas realizaram apresentações de danças que valorizam a Cultura afro-Brasileira.
O Prefeito Pedro Coelho Filho, disse que não imaginava a dimensão racial e cultural dos remanescentes Quilombolas e que todas essas heranças precisam ser preservadas e valorizadas. “Este é um momento ímpar para todos nós que estamos tendo o privilégio em conhecer melhor esta Agrovila, que tem muito a acrescentar ao município. Vamos lutar junto com essas pessoas pela garantia dos Direitos de cada uma delas e vamos dar condições para que a comunidade se desenvolva tendo toda a assistência necessária valorizando cada vez mais as raízes Quilombolas”, finalizou o Prefeito de Castanhal.

Por Nathalia Lann –Ascom.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.