Governo municipal realiza exposição de campanhas da assistência social e oferta diversos serviços à população

Com o objetivo de dar visibilidade às campanhas municipais e ao trabalho que o Governo de Todos desenvolve através da Secretaria de Assistência Social – SEMAS -, foi realizada na manhã desta sexta-feira (14) a I Mostra SUAS, evento realizado com apoio de diversas entidades, públicas e privadas, que levou um grande número de pessoas até a Praça do Estrela em busca de serviços. Entre os mais procurados, estavam as emissões gratuitas de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento/ Divórcio/ Óbito, CPF e Reconhecimento Voluntário de Paternidade, oferecidas pelo Balcão de Direitos da Defensoria Pública do Pará.

Durante a Mostra, a SEMAS pôde divulgar as principais campanhas que desenvolve no município, como a de Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil, de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, entre outras, e expor trabalhos artesanais realizados pelos usuários do CRAS, CREAS e CEAMCA.

Os integrantes dos serviços de convivência de todos os CRAS do município participaram ainda de apresentações culturais, com números de teatro e dança alusivas aos temas trabalhados nas campanhas. O prefeito Pedro Coelho da Mota Filho participou do evento, prestigiando a exposição, parabenizando os trabalhos e cumprimentando os presentes.

Um evento dessa magnitude não seria possível sem a ajuda dos parceiros, e, graças aos esforços de articulação e mobilização da gestão municipal e secretarias, foi possível ofertar à população uma gama tão grande de serviços, que incluíram: testes rápidos, vacinação, PCCU e emissão de Cartão SUS, com a Secretaria de Saúde (SESMA); cadastro e encaminhamento para emprego, com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEMICS); orientações e distribuição de mudas, com a Secretaria de Agricultura (SEMADA); serviços de beleza e bem-estar, com o Instituto Embelleze e Instituto Mix; troca de lâmpadas e Tarifa Social de Energia, com a CELPA; orientações jurídicas com a Estácio; divulgação de cartazes informativos, com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa idosa (CMDPI); divulgação e orientação sobre programas como Cadastro Único/Bolsa Família e Criança Feliz, atividades lúdicas para crianças, e exposição de vídeos, com a SEMAS; tudo isso organizado com o apoio da Secretaria de Cultura (SECULT).

Fonte: Ascom-PMC.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.