Mototaxistas de Castanhal recebem curso de primeiros socorros e prevenção de acidentes

Na tarde de quarta-feira, 26 de julho, foi ministrado no auditório da 8ª URE, o curso de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes, o qual é uma iniciativa do Estado por intermédio do Hospital Metropolitano, através do Programa “Direção Viva” que conscientiza a comunidade sobre as sequelas decorrentes de traumas por acidentes de trânsito.

Na ocasião, o curso foi direcionado para a categoria dos mototaxistas e para os profissionais da área da saúde. Além dos mototaxistas estiveram presentes, os Vereadores Idalmir Rodrigues, Jorge Mototaxi e profissionais da Saúde. No decorrer das palestras foram abordados vários tópicos relacionados aos temas em questão, onde foram mostrados estudos com base em pesquisas realizadas pelo Hospital Metropolitano envolvendo motociclistas e o prejuízo que os mesmos trazem tanto fisicamente quanto financeiramente.

O Vereador Jorge Mototaxi, afirmou que como representante da classe se sente na obrigação de ajudar a proporcionar momentos como esse. “Sabemos que a nossa categoria vive em constante exposição ao perigo, principalmente no que diz respeito à possibilidade de acidentes, o que pode trazer sérios danos não só para os mototaxistas, mas também para os passageiros, daí a importância em participar de uma capacitação como esta, a qual nos dará a possibilidade e a segurança para tomar as medidas corretas”, ressaltou o Vereador Jorge Mototaxi.

As ações de conscientização realizada pelo HMUE têm obtido resultados significativos. “Estamos saindo da área hospitalar e indo a vários municípios para propiciar a capacitação de mototaxistas e motociclistas para que estes saibam de fato o que realmente é um acidente de moto, e aproveitamos para relembrar a importância que tem o uso dos EPI’S, não é a obrigatoriedade e sim a importância. Já fizemos esse trabalho em vários municípios e capacitamos mais de 2 mil pessoas, e percebemos que está melhorando consideravelmente o índice de vítimas’’, ressaltou o Dr. José Guataçara.

O Coordenador de enfermagem da UPA, Alderico Santana, falou sobre a importância do curso para o município. “Geralmente a maioria dos acidentes ocorre devido à imprudência de alguns condutores de veículos, sendo que a maior parte deles envolve motocicletas e quase sempre por falta dos cuidados necessários. Prevenir ainda é a melhor medicação”, finalizou o Coordenador de enfermagem da UPA.

Por Nathalia Lann-Ascom.
Fotos: Wanderley Souza –Ascom.