ORGANIZADORES QUEREM PARTICIPAÇÃO POPULAR NA 1ª PLENÁRIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A 1ª Plenária Municipal de Vigilância em Saúde (1ª PMVS), que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 25, das 8h às 16h, nas dependências da Câmara Municipal de Castanhal será um fórum de debates aberto a todos os segmentos da sociedade, e que tem por objetivo, analisar e avaliar a situação da Vigilância em Saúde, propor diretrizes nas esferas, Municipal, Estadual e Federal. O eixo central do evento será ‘Política Nacional de Vigilância em Saúde, e o Fortalecimento do SUS como Direito de Proteção e Prevenção da Saúde do Povo Brasileiro’.

De acordo com o setor de Endemias da Secretaria de Saúde, é necessário aprender cada vez mais sobre as políticas de vigilância em saúde, “Que não se resume apenas a um agente de endemias na porta de nossas casas ou na Vigilância Sanitária. Quando falamos nisso estamos incluindo vários fatores. Hoje o trabalho de vigilância em saúde desenvolvido em Castanhal tem se destacado na região, servido de exemplo para as cidades vizinhas, onde muitas vezes se trata mais a parte curativa do que a preventiva. Mas precisamos avançar. E isso nós só iremos conseguir quando tomarmos atitudes através de ações que contribuam para uma solução que, de fato, se torne realidade”, disse a Enfermeira e Responsável Técnica de Endemias, Karina Nahum.

Karina disse, também, que “todos nós fazemos parte da sociedade castanhalense, e precisamos saber que a prevenção é a principal bandeira da vigilância em saúde. Se todos nós soubermos nos prevenir, teremos menos pessoas doentes em Castanhal. É preciso entender que cada indivíduo é integrante dessa nossa luta pela prevenção. Quanto mais pessoas tiverem noção disso, mais elas irão contribuir para a sua saúde de suas famílias, de suas comunidades”, concluiu.

Fonte: SESMA/CASTANHAL