Os 40 anos da Banda Municipal de Música “28 de janeiro” de Castanhal

Hoje a cidade de Castanhal festeja uma de suas mais diletas filhas, a Banda municipal de Música 28 de janeiro.
Ela (a banda), que teve seu nome inspirado na data de emancipação de nosso município, e tanto valorizou e abrilhantou os momentos mais solenes e importantes da história e da cultura da cidade, hoje recebe esta merecida homenagem na passagem de seus 40 anos de existência.
As bandas de música tem sido tradicionalmente as principais escolas e espaço para exercício da arte da música para um contingente de músicos amadores e profissionais.
Seu papel na escala dos acontecimentos artísticos para um município e para o país é tão importante que somos forçados a afirmar que não poderíamos ter boas orquestras e tão rica produção musical se não tivéssemos boas bandas de música.
A Banda Municipal “28 de janeiro” foi fundada em 29 de maio de 1978, na gestão do prefeito Almir Tavares Lima, através de lei municipal nr. 010/78 e do decreto municipal nr. 033/78, tendo como objetivo principal “difundir o gosto pela arte musical, especialmente entre os jovens”.
Seu primeiro regente e organizador foi o Cap. Belarmino, precedido pelos senhores Arnaldo Lameira Montão (2º regente), Sargento Santos (3º regente), Antônio José Lemos da Silva (4º regente), Jazieel Rocha (5º regente) e o atual, maestro Carlos Alberto Ferreira ( 6º regente).
Nesta merecida homenagem participam, além dos componentes de sua atual formação, os seguintes músicos remanescentes das diversas formações anteriores:
– Antônio José Lemos da Silva – Bateria e Percussão
– Agnaldo Matos Almeida – Sax Alto
– Zeca Lima ( José Pinheiro de Lima) – Prato
– Antônio Rodrigues Mendonça – Clarineta

Desde a sua fundação, a banda vem atendendo ao município de Castanhal em festas religiosas, cívicas e culturais, levando um repertório rico e variado, abordando diversos gêneros musicais, atuando em apresentações, concertos, desfiles e retretas com sensibilidade e competência a ponto de receber inúmeros convites para se apresentar em outros municípios, sendo uma de suas pretensões tornar-se uma Banda Sinfônica Municipal.
A Banda Municipal 28 de janeiro tem sua sede na Escola de Música Mestre Odilon, sendo atualmente regida pelo maestro Carlos Alberto Ferreira, e tendo na sua composição 36 músicos, a maior parte deles com seus estudos iniciados na própria escola.
A Escola de Música Mestre Odilon, assim como a Banda 28 de janeiro, são coordenadas pela docente pedagógica Stella Miranda, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, tendo como gestora a secretária Srª Elane Gadelha.
Vida longa e muito fôlego para nossa banda 28 de Janeiro!!!

Castanhal, 29 de maio de 2018

Texto: Luiz Fernando Carvalho – Coordenador de Arquivo, Patrimônio e Memória Cultural – SECULT.