Parque natural municipal recebe ação Castanhal Cidade Limpa

1986

Durante nove dias, no período de 14 a 26 de março, a Prefeitura Municipal de Castanhal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com as Secretarias Municipais de Obras e Agricultura realizaram ações de limpeza, plantio de mudas e instalação de placas educativas na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal de Castanhal, como parte da “Ação Castanhal Cidade Limpa” em comemoração ao Dia Mundial das Florestas (21/03) e Dia Mundial da Água (22/03).

Durante esse período foi retirado um grande volume de resíduos (lixo) do interior e do entorno do local e diante da situação, alguns moradores se comprometeram em colaborar e manter a área sempre limpa.

Na manhã desta terça-feira, dia 26, a ação finalizou com o reflorestamento de algumas áreas degradadas, plantio de mudas de espécies arbóreas feitos em parceria com os alunos da Escola Estadual Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, localizada nas proximidades do Parque.

Cabe ressaltar que tais medidas serão realizadas rotineiramente na área com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, assim como mobilizar a comunidade do entorno no desenvolvimento dessa ação.

Vale lembrar que desde 30 de maio de 2018, o antigo “Horto Florestal de Castanhal” se tornou através da Lei Municipal nº 020/2018, em Parque Natural Municipal de Castanhal. Desde então, a Prefeitura por meio da SEMMA, está tomando as devidas providências para sua implementação, a fim de assegurar que a área seja preservada, principalmente pela população, em vista dos inúmeros benefícios que esta proporcionará ao município, além da possibilidade de realização de pesquisas científicas, atividades educativas, recreativas e turismo ecológico.