Prefeitura de castanhal determina o fechamento do comércio não essencial por 15 dias

O fechamento do comércio não essencial foi uma decisão tomada em harmonia com o Ministério Público. Nesta terça-feira, 28, em reunião com o comitê gerenciamento de crise contra a COVID-19 compartilhamos tal decisão e propomos medidas para os serviços essenciais.

O decreto municipal entra em vigor a partir do dia 01 de maio e prevê o fechamento por 15 dias dos estabelecimentos não essenciais.

Outras medidas decididas, após esclarecimentos dos órgãos de saúde alertaram sobre o aumento de casos de coronavírus em Castanhal, foram a delimitação do espaço público da área da feira da Ceasa com fechamento de algumas vias e a antecipação das férias da rede municipal de ensino, a partir do dia 30, seguindo os moldes do decreto do Governo do Pará.

“O mais importante é a vida. As dificuldades financeiras nós vamos superar, desde que tenhamos saúde. A vida tem que estar em primeiro lugar. Nesse momento difícil, a decisão mais dura é a decisão certa”, disse o Prefeito de Castanhal Pedro Coelho Filho, que reconheceu a importância da decisão no momento que há um colapso de saúde na região metropolitana e isso impacta também em Castanhal.

A decisão de fechar o comércio não essencial foi elogiada pelo Ministério Púbico que parabenizou a Prefeitura por estar sempre dialogando com os órgãos públicos e a sociedade civil. “A prefeitura está fazendo muitos esforços para que o melhor seja feito. Está tendo um trabalho de diálogo e entendimento para unir forças e fazer o melhor para a proteção de Castanhal”, finalizou a Promotora de Justiça, Louise Severino.