Em audiência pública de prestação de contas do último quadrimestre de 2018, realizada no plenário da Câmara Municipal, os secretários de Saúde e de Finanças de Castanhal, respectivamente Carla Lima e Karlan Caldeira, mostraram não apenas os avanços implementados pela atual administração, mas também as dificuldades enfrentadas pela equipe do prefeito Pedro Coelho Filho para honrar a folha de pagamento dos servidores municipais e ainda ter que investir no município em diversas frentes de serviços.
Lembrando das negociações das dívidas deixadas nas gestões anteriores, que o atual governo teve que renegociar diante de uma situação de falência em que foi encontrado o Instituto de Previdência do Município de Castanhal (IPMC), e de descaso total com o servidor público municipal, Karlan avisou que “quem faz a gestão são os servidores, e são eles que têm que ajudar a fiscalizar o governo”.
Ele disse ainda que o município precisa evoluir mais em relação à arrecadação própria. Mas que isso não se consegue de uma hora para outra e que hoje os recursos investidos em saúde, educação e assistência social são insuficientes para atender a demanda existente no município.
Carla Lima falou das dificuldades enfrentadas pela administração para honrar a folha de pagamento da saúde que possui dois hospitais, várias unidades de saúde e oferece exames especializados não apenas à população local, mas as demandas oriundas de dezenas de municípios vizinhos.
“Apesar dessas dificuldades estamos conseguindo aumentar os serviços prestados. Nosso município é reconhecido por possuir o melhor programa de acesso e qualidade da atenção básica do Estado. Criamos o Telemedicina, estamos informatizando as unidades de saúde e capacitando nossos profissionais. Sempre fazendo o melhor que podemos, mesmo sabendo que ainda há muito o quer fazer. Sempre compromissado com a população”, afirmou a secretária.
O secretário de Finanças disse ainda que não “são os ideais, mas os possíveis” os números apresentados durante a prestação de contas, de uma gestão marcada pela responsabilidade e a transparência com os recursos públicos, “para que a população de Castanhal e os servidores municipais possam acompanhar o que está sendo feito no município, especialmente com a folha de pagamento e as finanças municipais”.
Ele ressaltou que o governo atual espera que sejam feitas reformas na legislação e que a relação entre os poderes possa mudar em favor dos municípios para que eles possam dar conta das demandas sociais e de serviços como saúde, educação e assistência.
Dentre as arrecadações municipais, Karlan destacou o repasse da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) feito integralmente para Secretaria de Infraestrutura, que eliminou em quase 100% os pontos 24 horas espalhados pela cidade. E está trocando as lâmpadas fluorescentes pelas de led, cerca de 50% mais econômicas fazendo com que o município reduzisse bastante a fatura paga à Celpa.
(Os números estão no Portal da Prefeitura de Castanhal)
Fonte:ASCOM-PMC.