Prefeitura realiza novo cadastramento técnico multifinalitário em Castanhal

1944

A prefeitura de Castanhal, através da secretaria de planejamento, visando o desenvolvimento e o progresso da Cidade Modelo, vem acompanhando o serviço de geoprocessamento, também conhecido como Cadastramento Técnico Multifinalitário (CTM), que está sendo realizado no município por uma empresa especializada. O CTM possui caráter fundamental no planejamento urbano e na gestão, pois oferece as ferramentas e a precisão geométrica e temática necessárias para elaboração de planos urbanísticos e também traz benefícios como o aumento real de receita própria do município e a facilidade para solucionar problemas referentes às questões de terras e informações precisas ao planejamento do governo.

‘’Este serviço contempla coleta de dados, pesquisa bibliográfica e teórica exploratória para interpretar fenômenos e atribuir-lhes os devidos significados. O CTM será fundamental para atualizações de informações referentes a várias secretarias do município, tais como; Habitação, Assistência Social, Saúde, Educação, *Finanças ,dentre outras’’, explicou o Engenheiro responsável, Thiago Moreira.

O Cadastro Técnico Multifinalitário traz como principal elemento de inovação o rompimento com a lógica tradicional adotada na elaboração de cadastros municipais. Outro ponto relevante é a transparência proporcionada aos cidadãos.

‘’Após a conclusão deste serviço que inclui; sensoriamento remoto, produção de mapas digitais e impressos, dentre outros, o governo municipal terá informações precisas como a quantidade de imóveis existentes no município, o que facilitará bastante serviços como; o de cobrança da taxa de IPTU e outros, o que de certa forma representa fomentação na economia do município, além de vários outros benefícios como; melhor controle de informações na área da habitação, educação, assistência social e saúde com relação ao trabalho dos agentes comunitários. Então podemos dizer que este trabalho de atualização cadastral que está sendo feito é indispensável para o desenvolvimento, planejamento estratégico e diagnósticos do município de Castanhal’’, explicou o Secretário de Planejamento, Francisco André.

Fonte: Ascom-PMC.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.