Prefeitura realiza testagem rápida para o novo Coronavírus

O serviço de testagem rápida iniciou na manhã desta terça-feira, 15, e vai até sábado na praça Matriz de São José.

O trabalho é realizado por profissionais da secretaria municipal de saúde, no horário de 08 às 12 horas.

Para fazer o teste rápido da Covid-19, a pessoa deve estar portando um documento oficial com foto e cartão SUS.

Muita gente procurou o serviço no primeiro dia de campanha.
O teste consiste na coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo, e o resultado sai em apenas 15 minutos.

Caso alguém apresente resultado positivo para Covid-19, será rapidamente encaminhado para atendimento em uma unidade de saúde.

O Servidor Público, Clóvis Henrique, parabenizou a iniciativa. “É por meio destes exames que os órgãos de saúde obtêm os dados exatos da doença no município. E então vão poder traçar estratégias de combate e prevenção. A prefeitura está de parabéns. Outros municípios deveriam seguir esse exemplo”, declarou.
A Secretária Municipal de Saúde, Carla Lima, informou que o programa de testagem rápida já vem sendo realizo desde do mês de outubro, com prioridade a população da zona rural.

“Mais de 1.500 testes foram realizados com moradores das agrovilas de Castanhal. Víamos fazendo os testes também nas unidades de saúde, agora ampliamos o atendimento para toda população. Iremos juntar todos os dados para termos uma estatística mais aproximada dos casos existentes em Castanhal”, esclareceu.

“Esse é um trabalho importante que a secretaria municipal de saúde realiza e todos devem aproveitar a oportunidade para fazer seu exame. É rápido e tira qualquer dúvida. A pessoa pode estar com o Coronavírus e não sabe. Este é um exame que tranquiliza e dá mais segurança as pessoas”, disse o Prefeito Pedro Coelho Filho.
No sábado 19, a testagem rápida de Covid-19, estará disponível também na Feira do Produtor Rural e na praça do Estrela.