Vacinação: Secretaria de saúde de Castanhal liga sinal de alerta

2503

Por conta da pandemia do coronavírus, muitos pais ou responsáveis deixaram de levar suas crianças para as unidades básicas de saúde de Castanhal para dar continuidade aos esquemas básicos vacinais.

Isso tem preocupado bastante a equipe de vacinação da Secretaria de Saúde de Castanhal. Pois corre o risco de emergir doenças que hoje estão erradicadas ou controladas através da imunização comprometendo o atendimento em hospitais e urgências com aumento da capacidade de atendimento. Neste momento de pandemia é importante e necessário que pais ou responsáveis procurem uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, tomando todos os cuidado quanto a lavagem das mãos, uso de máscaras e mantendo distanciamento social para de forma segura atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes.

O município está em campanha contra a influenza, apesar de termos alcançado a vacinação de mais de 100% de idosos, principalmente com a estratégia do drive thru no inicio da pandemia, alguns grupos prioritários ainda não se vacinaram como: Crianças, Gestantes e Puérperas.

Sem falar na campanha contra o SARAMPO. O estado do Pará é um dos 19 estados que estão com surto onde as pessoas de 20 a 49 precisam se vacinar, mesmo que tenham doses anteriores da vacina.

Fica então o alerta para que sejam obedecidos os calendários oficiais das rotinas e campanhas de vacinação para crianças, adolescentes, adultos e gestantes.

Fonte: ASCOM-PMC.