ZONA RURAL DE CASTANHAL GANHA TANQUES DE PISCICULTURA

Governo de Todos através da Secretaria de Agricultura, além de trabalhar o fortalecimento da agricultura familiar no município por meio de implementação de projetos da cultura da mandioca, agora vem intensificando os serviços de escavação de tanques de piscicultura em propriedades pertencentes a pequenos e médios produtores rurais. Agrovilas como Macapazinho, Boa Vista e Itaqui já foram beneficiadas pelo projeto da SEMADA, as ações deverão continuar de modo a alcançar outras comunidades que possuem aptidão para o desenvolvimento da referida atividade.

‘’Eu e minha família estamos muito felizes em poder iniciar esse novo projeto em nossa área. Inicialmente comecei a escavar manualmente, porém tenho certeza que levaria meses para concluir este serviço, mas graças o apoio que estamos recebendo da SEMADA estamos tendo a chance de agilizar nosso projeto de piscicultura, o qual possui espaço para aproximadamente mil peixes. Além de contribuir na nossa subsistência também será mais uma fonte de renda para a nossa família’’, ressaltou seu Antônio José Gomes.
Os tanques possuem um padrão de 6,0 x 8,0 tendo capacidade para receber mil peixes para engorda. Até o presente momento, já foram escavados 8 tanques e deve chegar aos 20 antes de um mês de atividade.

Seu Antônio Ailton Alves, que também mora na Agrovila Itaqui, e que junto a sua família possui ponto de venda na Feira do Produtor Rural, parabenizou o Governo de Todos pela iniciativa. ‘’Já trabalhamos aqui na nossa propriedade com avicultura, suinocultura, fruticultura e tínhamos um tanque bem pequeno de piscicultura, mas agora teremos a oportunidade de expandir essa atividade. Nosso objetivo é produzir em grande escala, pois temos a finalidade de comercializar os peixes produzidos aqui.

A prefeitura de Castanhal está de parabéns pelo belo trabalho que vem desenvolvendo, nesta gestão’’, afirmou o Produtor Rural.

‘’As máquinas retroescavadeiras que estão sendo utilizadas nesse projeto são as mesmas que a Prefeitura recebeu no início do ano, as quais inclusive são destinadas única e exclusivamente com a finalidade de beneficiar os produtores rurais do município. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais esses produtores que de alguma forma acabam sendo a base e o sustento da economia local’’, finalizou o Secretário de Agricultura, Gilberto Medeiros.

Por Nathalia Lan-Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.