Prefeito de Castanhal assina protocolo de intenções para instalação do distrito industrial

O Prefeito Pedro Coelho Filho assinou na noite de quinta-feira (04), o protocolo de intenções para a instalação de toda infraestrutura que será feita na área que corresponde o Distrito Industrial em Castanhal. A assinatura aconteceu durante a realização da 13ª edição da Feira da Indústria do Pará, realizada no Hangar Centro de Convenções. O Prefeito esteve acompanhado da Primeira Dama, Rosângela Mota e da Secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Fátima Mariano.

O processo de industrialização consolida a parceria da Prefeitura de Castanhal e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC).

A implantação do Distrito Industrial na “Cidade Modelo” entra em fase de estudos finais, ou seja, o Governo do Estado vai apresentar um projeto modernizado para a Câmara de Vereadores, ao Prefeito Municipal e a Secretária de Indústria e Comércio. “Estamos buscando através de melhores práticas implementar no Pará ações que contribuam com a verticalização e geração de emprego e renda, esse é o principal objetivo dessa parceria”, disse o Presidente da CODEC, Olavo das Neves.

Atualmente o Governo do Pará tem apenas 3 Distritos Industriais (Ananindeua, Icoaraci e Marabá). Segundo o Governo do Estado, há mais de 30 anos não é lançado Distritos Industriais, prejudicando o desenvolvimento do Pará. Castanhal desde o início desse ano tem se preocupado em implantar o Distrito Industrial, como forma de alavancar a economia e gerar emprego e renda. “A posição de Castanhal é privilegiada, pois com apenas 70 quilômetros da capital é mais viável fazer o investimento nesse local, do que investir em outro setor onde o tráfego de veículos é muito pesado. Outro ponto positivo é que o município tem um gestor que se preocupa com o desenvolvimento econômico. Temos certeza que a parceria entre o Estado e a Prefeitura de Castanhal vai viabilizar o Distrito Industrial”, explicou o Secretário da SEDEME, Adnan Demachki.

Com o processo em andamento algumas empresas já manifestaram interesse em se instalar em Castanhal. De acordo com a Secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Fátima Mariano, o Distrito Industrial terá grandes empresas, mas também será criada uma área para a instalação de pequenas empresas. “Dentro do Distrito Industrial vamos implantar o Parque Industrial para atender também as pequenas empresas. Tudo isso é um sonho que está se tornando realidade, através do compromisso do nosso Prefeito e a parceria com o Governo do Estado”, disse a Secretária da SEMICS.

O Governo do Estado espera lançar 12 Distritos Industriais até o final de 2018. Além de Castanhal, o município de Breves, na ilha do Marajó, também assinou o protocolo para a instalação. O Prefeito de Castanhal ressaltou a importância do Distrito Industrial no momento que vive o país, diante da crise econômica. “Infelizmente é delicado o momento do país com mais de 14 milhões de desempregados e com o Distrito Industrial vamos ter condições de gerar emprego para a população de Castanhal. Estamos avançando com essa parceria importante com o Governo do Estado, e temos total confiança que nosso município vai crescer economicamente e gerar emprego e renda”, disse Pedro Coelho Filho.

Por Paulo Alan – Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.