Avançam as obras do novo abastecimento de água que vai beneficiar quatro agrovilas de Castanhal

“Pra mim é um imenso prazer ver que estamos melhorando a vida da população rural com uma água de qualidade, água que é fonte de vida para todos nós. E trabalhando de forma transparente e correta com os recursos públicos, dinheiro do povo”.

A afirmação foi feita, na manhã de quarta-feira, 9, na agrovila de Macapazinho, pelo prefeito Pedro Coelho Filho em visita técnica às obras de implantação de sistema simplificado de abastecimento de água que a Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria de Planejamento, está conduzindo também nas agrovilas Nazaré, Castelo Branco e Boa Vista.

A obra pronta significará uma mudança radical na vida daquelas pessoas, que sofriam com pouca água e de baixa qualidade por conta do alto teor de ferro, por exemplo. “Agora vamos ganhar uma água boa de beber”, festejava o aposentado Odi Santos que reside há 40 anos em Macapazinho.

O trabalho consiste na instalação de uma nova rede de distribuição da água e construção de novas caixas d’água, com bombas submersas, além da instalação de um moderno sistema de tratamento da água que tem três tipos de tratamento: aeração, filtração e desinfecção.

Financiada com recursos oriundos do Ministério de Integração Nacional, a implantação do projeto, que faz parte do programa “Água Para Todos”, irá beneficiar cerca de 1.130 famílias, em torno de 5.500 pessoas, que trabalham na agricultura familiar.

O projeto foi dimensionado para atender uma demanda de crescimento populacional até 2039, quando as quatro agrovilas já terão duplicado o atual número de habitantes, hoje em torno de cinco mil pessoas.

Além do prefeito Pedro Coelho Filho, participaram da visita técnica os secretários municipais Francisco André (Planejamento), Pedro Paulo Reis (Infraestrutura) e Edir Marques (Habitação).

#GovernodeTodos