Castanhal recebe certificação de incentivador da estratégia Amamenta Alimenta Brasil

Na manhã de quarta-feira (19), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores a solenidade da certificação de Castanhal como incentivador da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil- EAAB, que visa a promoção da alimentação saudável para crianças menores de 2 anos, onde 04 postos do município receberam o certificado de reconhecimento sendo eles: Ianetama, Fonte Boa, Santa Catarina e Milagre.

Alexandra da Costa, que se tornou mãe há pouco tempo também recebeu acompanhamento a partir da estratégia e ressaltou que foi muito bem orientada pelos profissionais na questão do aleitamento. “As orientações que recebi no Posto de Saúde do Ianetama foram fundamentais pois pouco entendia sobre a importância de amamentar corretamente uma criança. Hoje graças a todos os cuidados recebido o meu filho Gabriel está crescendo de forma saudável”, disse Alexandra da Costa.

Rafaela dos Santos que é Enfermeira e Gerente da Unidade Básica de Saúde do bairro Ianetama disse que é muito gratificante poder contribuir para os objetivos que estão sendo alcançados. “É um prazer enorme colaborar no cumprimento dessa fase tão importante na vida de qualquer ser humano, que é a Amamentação. E como fruto disso estamos nesse momento recebendo o reconhecimento de um longo trabalho que já vínhamos desenvolvendo”. afirmou.

No início da implantação do projeto em Castanhal, os profissionais receberam treinamento para que pudessem desenvolver da melhor forma possível a estratégia para que a alimentação fosse feita de forma correta as crianças. “O projeto é de iniciativa do Ministério da Saúde, sendo que o mesmo promoveu a capacitação dos nossos ACS, enfermeiros, médicos dentre outros colaboradores da área, através de oficinas e valeu a pena acreditar”. disse a Responsável Técnica pela Saúde da Criança, Nayara Matias.

O Secretário de Saúde Silvan Silva, falou sobre o reconhecimento do Estratégia Amamenta Alimenta Brasil. “A saúde vai além de um prédio de hospital ou de medicamentos, ou seja, envolve um conjunto de medidas a serem trabalhadas e uma delas é justamente a atenção básica e a instrução da Amamentação adequada, nesse sentido reduzimos de forma significativa a mortalidade infantil, morbidade e outros problemas que muitas crianças sofrem”, disse o Secretário de Saúde.

O Prefeito Pedro Coelho Filho, parabenizou todos os profissionais da saúde que se empenham para desenvolver esse trabalho de forma eficaz. “Esse reconhecimento para Castanhal é de grande importância e isso é consequência de muito empenho daqueles que dedicam seu tempo para cuidar da saúde da população e neste caso das crianças. Não podemos deixar de mencionar que a Sesma tem cumprido um papel muito significativo, a qual tem dado suporte aos seus servidores, possibilitando a melhora dos serviços prestados”, finalizou o Prefeito de Castanhal.

Por Nathalia Lan -Ascom.
Fotos: Wanderley Souza -Ascom.