Secretaria municipal de educação realiza comemoração alusiva aos seus 50 anos

Na manhã de segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação realizou a comemoração alusiva aos 50 anos de sua existência. A programação teve início com um culto ecumênico, que contou com a apresentação da banda 28 de Janeiro, logo em seguida foi servido o café da manhã especial aos professores, colaboradores e convidados. Ao final foi aberto o momento de visita a galeria de homenagens aos ex-Secretários que passaram pela SEMED durante todos esses anos.

A programação teve continuidade às 18hs no auditório da 8ª URE, onde aconteceu a acolhida cultural e no decorrer da comemoração foram exibidas imagens da trajetória histórica dos trabalhos realizado durante todas essas décadas. Na oportunidade foram feitas várias homenagens a profissionais que de alguma forma contribuíram para a construção dessa longa história.

A Professora Luíza Maria da Conceição foi homenageada através da portaria de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a Educação do município de Castanhal, tendo demonstrado dedicação, eficiência e competência na realização de seu trabalho. Florzinha Teixeira Neves, que é professora da rede há 22 anos e há 19 trabalha na SEMED, e atualmente ocupa o cargo de Coordenadora diz que este momento é muito significativo para todos que contribuíram e que contribuem até hoje para o crescimento da educação local. ‘’Não tem como não se emocionar, minhas lágrimas nesse momento representam um passado de muita luta e esforço, um passado onde muito nos empenhamos para que pudéssemos ajudar na construção do maior bem do ser humano, que é o conhecimento.

Estou muito feliz pois a atual gestão tem reconhecido nosso trabalho, agradeço ao Prefeito Pedro Coelho Filho que tomou a iniciativa de priorizar o nosso piso salarial e estamos aqui para fazer o melhor’’, ressaltou a Professora.

O Secretário de educação Adriano Silva, disse que há muito que comemorar, pois essa data simbólica representa muitas conquistas mas também muitos desafios. ‘’Decidimos que as comemorações irão se estender no decorrer do ano todo, nas escolas e demais núcleos educacionais. Já alcançamos vários objetivos, no entanto, nossa busca pela melhoria é contínua e temos feito isso com bastante responsabilidade. Contamos com a colaboração da população através da fiscalização deste enorme universo que é a SEMED’’, afirmou o Secretário de Educação.

O Prefeito Pedro Coelho recebeu uma placa, em homenagem ao pai, Pedro Coelho da Mota, ex-prefeito de Castanhal que fundou a Secretaria Municipal de Educação, e que este ano, também completa 50 anos de seu governo. Pedro Coelho Filho, muito emocionado, relembrou momentos importantes dessa época, histórias e lembranças que marcaram o mandato do ex-prefeito.

O Prefeito Pedro Coelho, falou do privilegio em poder comemorar durante sua gestão essa data tão importante. ‘’Essa secretaria foi criada durante o mandato do meu querido pai, o que me motiva ainda mais em buscar fazer o melhor. Umas das minhas primeiras preocupações foi proporcionar merenda de qualidade para as nossas crianças, outro ponto a se destacar é o pagamento do piso nacional dos professores, pois esses profissionais merecem todo respeito e reconhecimento’’, finalizou o Prefeito de Castanhal.

Por Nathalia Lan – Ascom.
Fotos: Wanderley Souza – Ascom.